segunda-feira, 18 de abril de 2016

Inflamação silenciosa, dores e tratamento

Inflamação silenciosa?

 Nem sempre uma inflamação no corpo causa dor. A pessoa pode ter um estado inflamatório em algum lugar do organismo e não saber por não sentir. Essa inflamação conhecida como “silenciosa” pode durar anos e resultar em diversas formas de doença: cardiopatias, Alzheimer, diabetes, osteoporose, ou doenças classificadas como autoimunes, como lúpus eritematoso, artrite reumatoide, osteoporose, etc.

As doenças crônicas, em geral, se manifestam em forma de inflamação, de enorme complexidade química e metabólica.

Infelizmente a medicina atual trata as inflamações e dores com medicamentos. Quando se alivia um processo inflamatório com medicamentos está sendo realizado um tratamento sintomático.




 Está sendo ignorado que por trás dessa dor, existe um enorme transtorno bioquímico, agindo de forma destrutiva e crônica nas células. Transtorno esse provocado e que aumentam pelas variadas formas de agressão que o corpo humano sofre diariamente.

Atualmente essas agressões recebem o nome de estresse: Estresse traumático. Estresse ambiental. Estresse infeccioso. Estresse por poluentes diversos, Estresse químico. Estresse emocional. Estresse alimentar, entre outros.

O estresse alimentar, por exemplo:
- pode estar sendo provocado pela constante descarga de insulina do pâncreas, como resposta a uma dieta sobrecarregada de açúcar.

- pelas comidas industrializadas cada vez mais carregadas de produtos químicos em forma de conservantes, corantes, emulsificantes etc., o aumento substancial das embalagens plásticas de uso doméstico, os agrotóxicos e a falta de uma educação alimentar saudável.

Vários outros elementos estão relacionados com a inflamação como: Poluições silenciosas externas: Mais sobre em:
O sobrepeso e a obesidade são duas condições cada vez mais comuns e que estão relacionadas também à inflamação crônica.
 Ao contrário do que muitos pensam a gordura acumulada no corpo não representa apenas prejuízo estético, ela é extremamente nociva por produzir substâncias inflamatórias e que desregulam todo o sistema hormonal e metabolismo.
As células de gordura, os lipócitos, são poderosos geradores de inflamação. O Dr. Barry Sears afirma que, “quanto mais gordura o corpo acumula, mais inflamação estará se gerando todo o dia”. Muito importante para se tratar a inflamação silenciosa é o diminuir esse excesso de gordura.

Ao ser atingido por um processo infeccioso que pode acontecer por vários motivos, entre eles: vírus, bactérias, fungos, por trauma físico ou psicológico, e todos outros já colocados acima,o corpo humano ativa instantaneamente seu mecanismo de defesa, através da produção de hormônios (eicosanoides) iniciais.
EICOSANOIDES: são os principais hormônios responsáveis  pelo controle do processo inflamatório.
Esse hormônio aciona os neutrófilos e os macrófagos através da corrente sanguínea, até o local onde estão os invasores.

 AS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS:  chamadas mastócitos, liberam histamina, uma substância química que circula pela corrente sanguínea gerando uma reação em cascata, que começa uma explosão de eicosanoides pró-inflamatórios. Os vasos de sangue se dilatam em resposta a esses eicosanoides permitindo que mais células soldado (neutrófilos e macrófagos) atinjam o alvo o mais rápido possível.

Quando essa inflamação persiste e começa a dor. Ela deixando de ser “silenciosa “ depois de MUITOS anos,  a medicina atual indica utilizar drogas analgésicas ou anti-inflamatórias cada vez mais potentes, como por exemplo, os corticosteroides.

 Praticamente todos os analgésicos interrompem a superprodução dos eicosanoides pró-inflamatórios. Nós da Terapia Integrativa usamos a ELETROTERAPIA. O ideal é o prevenir e já começar a usar nos primeiros sinais. O corpo fala pela pele, cansaço, febres (que podem vir baixas no final da tarde) São MUITOS os Sinais. Evite chegar ao ponto de DOR. E ... se estiver com dores use o GFU todos os dias.Usar o GFU começando da forma indicada. Após 1 mes passar para 1 dia sim e 2 não. Após 2 meses, fazer todos os dias. Após 3 meses fazer 2 vezes. Veja mais em " Como Usar".
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x_3518.html

Exames que podem ajudar: Eu não conheço, vale pesquisar mais sobre.
Consegue-se detectar a inflamação crônica através de alguns exames de sangue. Em nosso meio, o mais acessível é a Proteína C-Reativa Ultrassensível. Quando ela está presente, alguns outros exames costumam vir elevados: ferritina, fibrinogênio, VSG, triglicérides, insulina e homocisteína.
Deve-se evitar coletar o exame de Proteína C-Reativa Ultrassensível após exercícios físicos intensos ou quando da presença de gengivite, resfriados ou uso de medicamentos anti-inflamatórios ou que contenham corticoide.
 Texto original : Leandro Minozzo
http://www.efrenlopez.com.br/hormonios-e-inflamacao-silenciosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário