segunda-feira, 18 de abril de 2016

REGENERAÇÃO ÓSSEA - O CORPO RECONSTRÓI OS SEUS OSSOS


OSSOS e REGENERAÇÃO ÓSSEA

Os ossos ajudam a sustentar o corpo e a proteger seus órgãos.
Alguns órgãos precisam de mais proteção do que outros. Por exemplo, o cérebro e a medula espinhal são protegidos pelo crânio e pela espinha. O coração, pulmões, e intestinos, por exemplo, são protegidos pelas costelas, ossos do quadril e espinha.
Além disso, os ossos armazenam nutrientes e minerais importantes e produzem células sanguíneas. O corpo humano tem mais de duzentos ossos.



A visão interna de um osso do braço mostra que ele é composto de dois tipos diferentes de tecido ósseo. As partes externas são formadas por tecido compacto, e a parte interna, por tecido esponjoso.
 Os dois tipos são constituídos de cálcio e outros minerais, fibras de proteína e água.
O tecido ósseo compacto é sólido e muito duro. Ele compõe a camada externa de todos os ossos. O tecido ósseo esponjoso fica sob a maioria dos tecidos compactos. Sua aparência lembra a de um favo de mel ou uma esponja, mas ele não é mole. Os diversos espaços que nele existem permitem que amorteça choques ou pressões repentinas exercidas sobre o osso.





A medula óssea preenche os espaços vazios no tecido ósseo esponjoso e também nos ossos longos. Ela é uma substância mole, gelatinosa, e pode ser vermelha ou amarela. A medula vermelha forma as células do sangue e a amarela armazena gorduras.



Uma membrana fina recobre cada osso. Ela contém nervos, vasos sanguíneos  e células especiais que reparam o tecido ósseo danificado. O corpo é capaz de reconstruir ossos que se desgastam ou se quebram.
Os vasos sanguíneos levam nutrientes ao osso e, dele, transportam células sanguíneas para o restante do corpo.

Fraturas
Um osso quebrado é considerado uma fratura simples se permanece sob a pele. Porém, quando rompe a pele, aparecendo na parte de fora, é uma fratura exposta.



 A reconstituição óssea em si se dá a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo. Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamente. Tanto o periósteo quanto o endósteo têm capacidade de produzir as células chamadas osteoblastos, que darão origem ao tecido ósseo. 

PERIÓSTEO: É uma membrana fibrosa que recobre a superfície óssea, exceto em extremidades particulares. O periósteo possui uma vascularização especial, o que lhe permite funcionar como elemento regenerador do osso quando este se fratura, por exemplo.Os seus vasos capilares penetram nos canais de Havers assegurando a nutrição do osso.


Endósteo
Toda a superfície interna dos ossos é revestida por células que em conjunto constituem uma camada denominada endósteo. O endósteo é geralmente uma camada muito delgada, frequentemente formada pela camada de osteoblastos e osteoclastos colocados sobre o tecido ósseo.
Menos espessa que o periósteo, é formada por osteoblastos, osteoclastos e células-fonte do tecido ósseo.



Osteoblastos
Sua função básica é a formação do tecido ósseo.

Osteoclastos 
Sua função básica é a de reabsorção óssea.

Para que haja a integridade do tecido ósseo é necessário que haja um equilíbrio entre a formação e a destruição existindo, desta forma um equilíbrio entre a atividade dinâmica osteoblasto/osteoclasto.

O desequilíbrio é responsável pela alteração da resistência óssea, fato este que ocorre em diversas condições patológicas como, por exemplo, a osteoporose.




Tecido Ósseo
 Os ossos têm como funções sustentar o organismo, servir de alavancas movidas pelos músculos para os movimentos, proteger certas estruturas como o sistema nervoso central e servir de reservatório de íons de cálcio para o organismo. 

Como é formado o tecido ósseo.


Para produzir tecido ósseo novo, células especiais constroem uma estrutura de proteína. Então o sangue leva o cálcio, que adere à estrutura. Quando o cálcio endurece, o novo tecido se completa. 

Sem cálcio no plasma sanguíneo, não há possibilidade de funcionamento do metabolismo, uma vez que este íon entra em um grande número de sistemas enzimáticos. 

Metabolismo do cálcio

O metabolismo do cálcio começa no intestino onde cálcio e fósforo são absorvidos .

 Convém ressaltar que o magnésio é indispensável à fixação de cálcio nos ossos, sua falta pode causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência.

Sobre o Magnésio:
http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/55.html


Sobre o Cloreto de Cálcio:
http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/48_10.html




osso. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2016
http://biologia.ifsc.usp.br/

http://www.sobiologia.com.br/

Um comentário: